MEDICINA DENTÁRIA

A Medicina Dentária é a área responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças da boca e maxilares, sendo o clínico responsável pela manutenção ou restabelecimento da saúde oral.

A Medicina Dentária engloba várias especialidades, entre as quais: Dentisteria, Endodontia, Implantologia, Ortodontia, Prostodontia e Periodontologia.

Na Policlínica D. Nuno, o mais importante são os nossos pacientes. Por forma a prestar o melhor serviço, os nossos excelentes profissionais dispõem de tecnologia de ponta que lhes permite superarem-se diariamente nos cuidados que prestam.

Estas são algumas das tecnologias que nos auxiliam na prestação dos melhores cuidados médicos aos nossos pacientes:

  • Radiografia Digital
  • Ortopantomografia
  • Teleradiografia de perfil
  • TAC Maxilar e Mandibular
  • Câmara intra-oral
  • Endodontia mecanizada
  • Localizador digital do ápex dentário
  • Técnica de carga imediata All-on-4® (colocação de implantes e dentes no próprio dia)
  • Utilização de biomaterais para regenerações ósseas

É a área que se dedica à substituição de dentes perdidos através de implantes dentários. 

Os implantes dentários são estruturas biocompatíveis em titânio e colocados diretamente no osso do maxilar ou da mandíbula para substituir as raízes de dentes perdidos. São uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias, pontes fixas ou próteses removíveis. Isto permite devolver a função estética e mastigatória da dentição natural original.

É a área que se distingue pela restauração e manutenção da função oral pela substituição de dentes perdidos e estruturas por próteses. Próteses estas que poderão ser fixas ( a dentes e/ou implantes ) ou removíveis. A reabilitação oral trata não só de dentes perdidos, como também recupera e optimiza a estrutura, resistência, função e estética.

A Ortodontia é a área da medicina dentária que se dedica a correcção da posição dos dentes e maxilares. 

 A ortodontia é fundamental não só a nível estético como também funcional já que posiciona os dentes de forma correta e permite também uma acção mastigatória mais eficaz. além disso, posicionando os dentes de forma alinhada facilita a higiene dos mesmos por parte do paciente contribuindo, assim, para reduzir a incidência de cáries dentárias.

É a área que tem o objectivo de melhorar as expectativas dos pacientes, recorrendo a técnicas e materiais de última geração, o que permite fazer alterações subtis nos dentes. Permite devolver um sorriso bonito e natural, contribuindo para uma melhoria da sua autoestima.

É a área responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes e outras patologias que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos ou supranumerários, quistos ou abcessos.

A Periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, gengivite e periodontite.

A doença periodontal é causada pela acumulação de placa bacteriana no sulco presente entre a gengiva e o dente, o que provoca a destruição dos tecidos que suportam o dente, gengiva, osso e ligamento periodontal.

Existem diversos fatores de risco, como diabetes, tabagismo ou mesmo fatores hereditários associados ao aparecimento desta patologia, sendo esta uma das principais responsáveis pela perda dentária em pacientes adultos.

A Endodontia é a área da medicina dentária que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Habitualmente, uma cárie profunda, traumas ou infecções causam lesões na polpa do dente.
Popularmente, a endodontia também é chamada de “desvitalização".

O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e à posterior desinfeção e tratamento dos canais radiculares. Este tratamento é a única forma de manter o dente na cavidade oral em função sem causar sintomatologia dolorosa ao paciente.

Existem ainda casos em que podemos ter infeção nos tecidos que rodeiam um dente que já foi tratado. Nestes casos procedemos ao retratamento removendo todo o material que está no interior dos canais radiculares e realizando uma nova desinfecção e tratamento dos canais radiculares do dente.

É a área que estuda e promove a saúde oral infantil e tem como principal objetivo a manutenção de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta.

Médico

TERÇA-FEIRA
Período da manhã.

QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA
Todo o dia.

DRª. ANA RUTE RIBEIRO

Médico

SEXTA-FEIRA
Período da tarde.

DRª. VERA NETO

Médico

SÁBADO
Todo o dia.

DRª. ANA MARGARIDA RATO

Médico

TERÇA-FEIRA

DR. DIOGO FRAGOSO

FAÇA JÁ A SUA MARCAÇÃO

Depois de preencher o formulário será oportunamente contactado para confirmar o registo da sua consulta.